- Ano: 2014
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Fotografias:Tomasz Zakrzewski
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro do bairro social e economicamente degradado, o Rozbark, em Bytom, por iniciativa da paróquia, um novo espaço público dedicado à comunidade local foi proposto como um lugar de contemplação e lazer que conta também com um complexo de edifícios modernos com espaços multifuncionais concebidos para jovens trabalhadores, exposições e concertos.
O espaço ao lado da igreja foi conectado de maneira funcional e estética ao terreno da antiga praça, com o intuito de criar um jardim, referindo-se à lenda local de São Jacinto. O terreno de natureza religiosa faz uma composição que o torna um pano de fundo para o edifício monumental do templo. Além do jardim, os principais elementos do complexo são dois pavilhões conectados as atividades culturais e educativas dirigidas pela paróquia.
Os edifícios projetados abrigam dormitórios religiosos comuns, bem como algumas áreas de exposições e espaços para pequenas performances teatrais e musicais. Ambos edifícios, como partes inerentes do local graças ao desenho contemporâneo, contrastam com o templo Neo-romano. Simultaneamente, através da forma e da escala, a hierarquia histórica se faz presente.
A ideia do jardim refere-se à figura de São Jacinto, conhecido como professor do rosário. Assim, os elementos sacrais representados pelas placas de rosário foram dispostos ao longo das vielas de pedestres e uma pequena gruta juntamente com uma fonte foram posicionadas na parte central do jardim.
Vinte esferas iluminadas, referentes à lenda do rosário, complementam a composição. Elas são destinadas a serem pontos de encontro de natureza religiosa. Tendo em vista a localização e a forma como foi utilizado anteriormente, o espaço foi contemporaneamente reformulado, a fim de criar uma base comum - um jardim para lazer diário e recreação.
A disposição geométrica da vegetação fornece um lugar ideal para a contemplação, enfatizando, ao mesmo tempo, o valor estético das imediações como uma marca registrada da cidade. Amplamente dispostos, os terraços de madeira, bem como algumas superfícies minerais, permitem ao espectador entender os objetivos do projeto de forma fácil o que torna o terreno caoticamente composto, em um espaço amigável. A preservação da posição histórica de algumas árvores permite que os novos elementos coincidam com a paisagem do contexto.
O prédio ao lado da casa paroquial abriga a sala de ensaio, palco (edifício A) e as instalações dos bastidores. O pavilhão é coberto com telhado verde de quatro águas e foi posicionado em um local onde não obstruiria a vista para a igreja histórica. O edifício está voltado para a igreja através de uma fachada envidraçada - fácil de ser aberta, quando for necessário. Ela permite que o térreo torne-se um cenário exterior coberto durante o verão. O objetivo principal era a continuação da composição urbana-arquitetônica existente.
Uma extensão natural do interior do térreo conforma a área externa ao lado da estrutura envidraçada do pavilhão. A fim de delimitar o espaço designado para a audiência foi proposto um banco de esquina. Uma vez que o edifício em si contém salas para muitos eventos e espetáculos de teatro, música e exposições, seu interior recebeu um acabamento simples, com peças de madeira de grande escala, ilustrando alguns momentos da história do lugar.
O edifício B contém um espaço comum, juntamente com o alojamento, a fim de fornecer suporte e manutenção. Para reduzir o impacto sobre a igreja histórica existente e a casa paroquial, a estrutura do edifício foi parcialmente disposta no subsolo, com apenas um pavimento acima do solo e também coberto com um telhado vegetal.
O objetivo era revitalizar a área social e economicamente degradada, e devolvê-la para a comunidade local. A água da chuva é coletada em um reservatório de armazenamento no subsolo e já estava sendo utilizada durante o processo de construção.
Hoje em dia ela é utilizada para regar as plantas no jardim. Ambos edifícios são cobertos com telhados verdes, o que não só permite que se encaixem no contexto histórico, mas também proporcionam conforto térmico, abordagem ecológica e melhoram o ambiente urbano local.